20 junho, 2010

O Novo Papel do Estado

querido blog:
eu estava preparando-me para postar um decálogo sobre ângulos de problematizações do novo papel que o século XXI reserva ao estado. claro que tenho em mente, como os vínculos das três mãos da figura acima a tríade mercado-estado-comunidade. e tenho dito que as alianças entre duas destas instâncias do processo agregador de escolhas coletivas podem agir em prejuízo da terceira. um dia falo mais sobre isto. tenho anotações de aula de meu velho curso de "micro 3".

e decidi postar mesmo:

.1. o que não é estado (neste caso, o mercado e a comunidade)
.2. o que é estado?
.3. estado e economia
.4. vienenses
.5. estado nacional e governo mundial
.6. o nacional-desenvolvimentismo
.7. o estado soviético
.8. o estado e a corrupção
.9. mercado e estado
10. comunidade e estado.

parece que dá um bom seminário e um bom livro. faltará algo que, durante o seminário, manifestar-se-á com clareza.

DdAB

captura da imagem: achei que este trio algemado poderia bem representar a tríade mercado-estado-comunidade, algo fundamental para a delimitação do novo papel do estado no século XXI:
http://2.bp.blogspot.com/_tJrzwkB0kik/Sj4oG55S6cI/AAAAAAAAAgg/DYW93qz2Q7I./s320/el+roto+gemelas.gif.

3 comentários:

ONG ALERTA disse...

Um depende do outro para um bom funcionamento, paz.
Um abraço Lisette

maria da Paz Brasil disse...

Aê Duilio! Observo que a grande diferença entre os paises – democracias capitalistas desenvolvidas e não desenvolvidas - tem a ver com o domínio das diferenças dos conceitos de Estado, governo, gestão púbica e política, nos primeiros. Que tal jogar a discussão disto?
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, garotas:
ambas são da paz, Lisette sempre alerta, e apenas uma é da Paz! vou tentar postar mais sobre a observação.
DdAB