11 junho, 2010

China, China!

querido blog:
razões ainda não completamente explicadas levaram-me a recalcular a taxa de redução da diferença entre o PIB dos Estados Unidos e o da China. em 2009, estimativas de 14,3 x 8,8 trilhões de dólares americanos, os chineses devidamente corrigidos pela paridade do poder de compra. há alguns anos (não muitos), eu usara duas funções exponenciais, a fim de ver o catch-up, e chegara à conclusão de que ele ocorreria em 2012. pelas cifras que hoje revi, il surpasso ocorrerá apenas em 2020.

claro que o conceito de paridade do poder de compra é complicado para todos os fins, especialmente para o que tenho em mente com estas comparações. ainda assim, acho que meu cálculo não estava tão errado assim (metodologica e numericamente falando). o que me parece reconciliar os oito anos de diferença entre o outrora e o agora é alguma revisão feita no PIB do you ass a. ou ainda mordo a língua...
DdAB
captura da imagem: http://garotasnerds.com/wp-content/uploads/2009/07/muralha-da-china-1.jpg.

Nenhum comentário: