13 junho, 2010

A Avó do Badanha e as Reformas...

querido blog:
a avó e o avô (condição que posso assumir ainda hoje) são figuras importantes na história da humanidade. sem nós (epa, ainda não sou avô!), não haveria o que passei a chamar de história, a história das gerações pretéritas, mesmo sem o registro escrito, sem a árvore genealógica. a educação, ou seja, o vetor ensino-aprendizagem, a tecnologia, e tudo o mais não existiriam, most likely, sem avós e mesmo sem avôs...

as reformas democráticas que conduzam ao socialismo, por seu turno, ingressam como um recurso retórico que incorporei há alguns anos, quando quero definir minha relação com o mundo contemporâneo e minha maneira de pensar no mundo futuro, numa história da qual participarei apenas como myself, pai, avô, amigo, parente, inimigo, sei lá. mas acho que há mais nelas: a modéstia de gente séria e bondosa relativamente a seus próprios projetos, ao que fazer com sua utopia depois do stalinismo, do mensalão, essas coisas.

então o mundo se divide em avós decentes e avós encheridas, de um lado, em em reformas democráticas e reformas não democráticas. penso que talvez seja redundância dizer que as reformas democráticas se dividem em reformas democráticas que conduzem ao socialismo e idem. parece-me que, onde há democracia, haverá -in due time- socialismo, ou melhor, cerceamento a determinadas liberdades, como a de possuir escravos, em benefício da liberdade dos demais. já não sou tão convicto de que a propriedade privada dos meios de produção seja a linha demarcatória entre as RDQCS e as demais reformas. penso que podemos pensar, no futuro, que haverá rendimentos associados ao esforço individual, como quer o primeiro item da sociedade justa preconizada por David Harvey.

pois bem, chegamos -elipticamente, admito- ao Caderno Donna de Zero Hora deste domingo. a repórter Anelise Zanini escreveu um artigo, intitulado "Avós são para sempre", em que simplesmente ficamos sabendo -parece que com certa simpatia da Ane...- que uma velha cujo filho teve um rebendo resultante de uma gravidez indesejada e foi rejeitada (eu não disse "o filho", mas "a velha" foi rejeitada) pela mãe do ragazzo.

e tem mais: outros casos ocorreram, deixando claro que esta é uma tendência nacional: os avós têm o direito legal de conviver com os netos, mesmo que os pais não queiram. parece-me evidente que a repórter associa-se a causas associadas ao "Clube da Baixaria". parece mais: no caso da velha que queria ver o neto e a mãe não deixou, não seria o caso de ela cobrar de seu próprio filho, de compartilhar com ele das horas que a justiça ou sei lá quem que ele próprio irá usufriur juntamente a seu próprio filho. agora, a avó interceder na própria liberdade do filho e, pior ainda, na da nora, cá entre nós!

mas ela omitiu o caso do menino filho de pai americano e mãe brasileira que -não lembro como- parou nas mãos da avó brasileira, aquerenciada com uma família da elite carioca. milhões de anos depois do "fato gerador" (afinal, a postagem é de "economia política"), o tribunal federal de tal (R$ 27.000 por cada) determinou que o menino fosse entregue ao pai, que a mãe morrera from scratch. Kátia Abreu do ex-PFL do estado do Tocantis? tá na cara que este tipo de reforma não conduz a socialismo nenhum, ele é simplesmente a tresloucada iniciativa de uma velha (a Katia, agora) casuísta que não consegue entender o absurdo que eram aqueles traços do comunismo antigo (ver jornais brasileiros do período) em que retiravam o pátrio poder dos pais e o davam ao PCUS, um troço assim. Kátia Abreu, democratas? tou fora!
DdAB
captura da imagem: demorei para encontrar algo interessante. a bengala foi o que ficou de fora de meu próprio blog. penso que a avó do Badanha, se não fez exercícios físicos desde jovem (ou seja, se não viveu no Planeta 23), andará mesmo usando uma bengalinha destas que capturei em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg91jCTrbUZYvB-BaIZI5McE5g4LsdrO7m7cZJiIxt4tWTRYyM9hkA2eJEUK8hJ6WxzCJgiF2d0AzfD8uuSjc-NUU94tM__cKKLVV1Y2T1YutoF7xA8ms2iywsgAd6nqkmpIQ-kOfV4MGA/s320/2008-10-15-BB.jpg.

Nenhum comentário: