26 junho, 2010

Altruísmo, egoísmo e os paradoxos eleitorais

querido blog:
como sabemos, especialmente, por meio da Wikipedia, desobediência civil "[...] is the active refusal to obey certain laws, demands, and commands of a government, or of an occupying international power, using no form of violence." nesta condição, decidi enfrentar as penas guardadas para aquelas pessoas que se omitem de exercer o direito e o dever de votar. considerei que "dever" é uma palavra que não se aplica a esta situação e, buldogue sonolento, decidi que sou mesmo é da paz. como tal, não voto, mas não critico quem vota, exceto os ladrões, id est, os políticos.

e por que digo isto? precisamente pela mesma razão que as pessoas que votam dizem que o fazem e até insistem em que haverá virtudes em votar precisamente no candidato de sua escolha. mas -mais ainda- mesmo que as pessoas não digam em quem vão votar, elas querem ser vistas pelos vizinhos no exercício do que -dizem os cientistas políticos americanos- seria sua manifestação de cidadania. veja só: do jeito que escrevi, parece que eu acredito que as pessoas acreditam nisto. mas há dois pontos interrelacionados:
.a. eu não voto porque não quero mesmo, mas interessa-me que os outros saibam e digam: "conheço um velhinho que fez desobediência civil"
.b. eu entendo que, quando passamos a falar em teorias, a realidade realmente real fica em segundo plano, sendo que nossa própria tentativa de verificarmos até que ponto o modelo (a teoria) explica a realidade nada mais é do que nossa conservação no mundo da realidade imaginada, mundo em que ingressamos quando abandonamos a realidade realmente real, na tentativa de a explicarmos e/ou prevermos o curso futuro dos acontecimentos.

então, em resumo, sou altruísta ou egoísta, eu que gosto de dormir como um buldogue? jamais saberemos, e acabei de inventar mais uma falsificação para o modelo de ação motivada pelo altruísmo. sempre que indago a Fulano se Sicrano vai bem, não estou interessado na saúde de Sicrano, mas que Fulano pense que estou. é brabo isto de humanidade, não é?
DdAB
captura da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fotopt.net/fotos/fotos/47/foto47033.jpg&imgrefurl=http://jaquinzinhos.blogspot.com/2004_05_01_archive.html&usg=__UDgdgqZVz0J5qKOkCJxEQBzG1QI=&h=414&w=556&sz=65&hl=pt-BR&start=10&sig2=tHtVyWcbeMluBYx9rXjbaQ&itbs=1&tbnid=L9jVYa99AipW7M:&tbnh=99&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Datru%25C3%25ADsmo%2Bego%25C3%25ADsmo%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Dactive%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&ei=RykmTLSjCMaAlAeN4-GyAg.

Nenhum comentário: