03 maio, 2010

Inflação, juros e câmbio: Lula

querido blog:
acabo de ouvir que o Presidente Lula declarou a alguém que "câmbio e juros é assunto da Avenida Paulista, enquanto que inflação é tema popular". parece que esta tirada genial de marketing político teria a ver com a atual política de elevações da taxa de juros iniciada há algum tempo pelo Banco Central. mas nada achei sobre ela na Internet mais próxima. para certa combinação, cheguei a ver listados 50 mil documentos do Google.

obviamente, quem conhece a realidade realmente real ou a teoria econômica (mundo da realidade imaginada) saberá que salários, câmbio e juros influem sobre o nível geral de preços, logo influem sobre a inflação. nunca vi num livro de macroeconomia a equação expressa da seguinte maneira:
I = f(i, c, s),
onde I é a taxa de inflação, i é a taxa de juros (ou sua variação), c é a taxa de câmbio (ou sua variação) e s é a taxa de salários (ou sua variação). mas vi num livro de ciência política. não lembro que livro era nem exatamente a argumentação que permitia a construção deste modelo teórico.

o que sei, dos velhos tempos em que lecionava macroeconomia ou economia brasileira, ou coisas assemelhadas, é que podemos pensar que o nível geral de preços posta-se no topo de uma árvore e é derivado de ramos e galhos que abarcam os três mercados fundamentais da realidade realmente real macroeconômia: o mercado de dinheiro, o de câmbio e o de trabalho. o último contribui para a explicação do lado da oferta da economia e os mercados de dinheiro e câmbio explicam a construção da demanda agregada. a resultante do funcionamento desses três mercados leva à determinação do trio central da macroeconomia: produto-emprego-preços.

então voltemos a Lula. aparentemente, ele -ao manter o Banco Central com o mesmo estilo inaugurado por Pedro Malan etc.- não está discordando da visão macroeoconômia de quem quer que seja. mas está afirmando outro tipo de sensibilidade importante para "a ação da diplomacia na politica". é evidente que a taxa de juros não tem a menor importância para as famílias (veja bem que eu não disse "os trabalhadores"), menos ainda terá a taxa de câmbio. o que lhes interessa é a forma como estas realidades afetam o nível geral de preços, que determina seu poder de compra. veja bem que eu não falei em "salário real". se algum tipo de magia (como por exemplo, a macroeconomia das metas de inflação, ou qualquer outra) impedir que os preços se elevem, então o resto não interessa ao presidente da república. parece óbvio, mas principalmente depois que"o filho do Brasil" disse! abaixo o lulismo.
DdAB
http://independenciasulamericana.com.br/wp-content/uploads/2009/10/lula-ve-assalto. sobre a captura da imagem: procurei "inflação" + "lula".

Nenhum comentário: