25 abril, 2010

Flores e a Renda Básica

querido blog:
acabo de ver, pela enésima vez, o documentário de Jorge Furtado, "Ilha das Flores". os guris acima não são figurantes daquele ambiente porcino. nem sei de onde são. nem sei seu futuro, se ainda estão vivos. mas eu fiquei pensando novamente sobre a renda básica ao ver o filme e ao procurar com "renda básica" no Google Images.

de 30 de junho a 2 de julho, teremos o congresso mundial da problematização da renda básica em São Paulo: http://www.bien2010brasil.com/. a idéia que mais marcou-me sobre o tema foi a analogia da evolução das conquistas dos direitos humanos ao longo dos tempos modernos:
.a. a libertação dos escravos no século XIX,
.b. o foto feminino no século XX
.c. a renda básica, a ser conquistada no século XXI.

muita gente volta-se contra esta idéia, inclusive jovens, por terem a idéia de que "esmola" é algo problemático. não se dão conta de algumas objeções importantes, das quais eu destaco por hoje:
.a. se todos ganham o mesmo, digamos, R$ 200 reais por mês, isto deixa de ser esmola
.b. o primeiro teorema da renda nacional (o PIB corresponde a 100% do PIB) garante que enfrentamos apenas problemas de alocação que, modestamente, representeam a diferença entre a vida e a morte de garotos como os que chafurdam acima.
DdAB
veja mais em: http://200.169.228.51/arquivosCartaMaior/FOTO/46/foto_mat_22437.jpg

Nenhum comentário: