21 abril, 2010

Felizardos: jovens e velhos

querido blog:
estamos lendo "voto voluntario" em espanhol. busquei a imagem no site http://libertadengrano.blogspot.com, se bem entendo, chileno. há muito tempo, caiu-me a ficha do absurdo que é o voto compulsório. voluntário : facultativo e compulsório : obrigatório, são os dois vetores do antítido e do autoritarismo. parece inconcebível que um indivíduo humano, em plena segunda década do século XXI, seja obrigado a prestar serviço militar e a votar. no Brasil é. e pior, no Brasil, precisamos vera campanha do tribunal eleitoral (precisava?) tentando promover a adesão dos jovens ao processo eleitoral de 2010.

nas primeiras vezes em que problematizei o tema com amigos -na Academia BAR- fiquei muito surpreso ao ouvir de alguns (ou apenas um?) a defesa da obrigatoriedade do voto. volta e meia tenho dito aqui que o voto voluntário é uma estratégia dominante, por assim dizer. quero dizer que, se ele for voluntário, quem se obrigar a votar vota e quem se facultar o direito de votar ou vota ou não vota. parece melhor do que ser obrigado a votar ou ser proibido de votar.

no caso os felizardos brasileiros são de dois grupos:
.a. os jovens, definidos como gente cuja idade cai no intervalo aberto de16 a 18 anos
.b. os velhos, definidos como gente cuja idade é maior ou igual a 70 anos.

a estes dois grupos, garante-se o direito de votar, mas não a obrigação de fazê-lo. vota se quiser. naqueles tempos da Academia BAR, eu vi o paralelo entre a lei do ventre livre e a lei dos sexagenários, mutatis mutandis. mais recentemente, vi o paralelo do voto obrigatório com a Lei de Gresham (a moeda má expulsa a moeda boa do mercado monetário).

resultado: o processo (mercado) político é poluído pelos maus políticos, que desqualificam a política, lançam-se ao patrimonialismo e pensam que lei do orçamento é leigo ornamento.
DdAB
http://spf.fotologs.net/photo/63/22/33/xelo_boss/1205880026_f.jpg

2 comentários:

Sílvio e Ana disse...

Com o voto voluntário, haveria ainda a vantagem de os políticos terem que gastar mais para comprá-lo.
(Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

ei, Sílvio:
isto é verdade. mas eles teriam baixo incentivo para fazê-lo, pois os eleitores-mercadores teriam incentivo a receber o dinheiro e não ir votar do mesmo jeito. ou seja,haveria um custo adicional para o político, dizendo respeito ao monitoramento de quais dos vendedores de voto realmente fizeram jus a seu pagamento.
DdAB