02 março, 2010

Clube das Fadas

querido blog:
a fotografia é a mãe da magia. não sei se sempre gostei de fotos, o que deixou de ser questão assim que li "A Câmara Clara", de Roland Barthes há 25 anos (ou mais...). acabo de ler um livro para "ragazzi", comprado como presente gêmeo a EdSM, a quem fiz um apelo dramático pela leitura na dedicatória. olhar fotos é um desafio intelectual poderoso. dizem que os mais rematados imbecis olham apenas para a fisionomia do fotografado, como se lhe fosse capturar a alma com uma simples mirada.

na imagem, parece que vemos mulheres de Bangladesh, não é foto. quantos anos de evolução foram necessários para a criação do olho humano? quantos anos de evolução humana foram necessários para "copiar" a natureza por meio do binômio mão-cérebro (e no caso o primo da mão e do cérebro, nomeadamente, o olho). quantos anos mais foram necessários para que o homem pudesse aprisionar o som que ele e os demais habitantes da natureza emite?

há quem diga que nada há de moderno desde a fotografia, acho-os uns pessimistas, pois hoje vemos verdadeiros milagres revelados sem câmara obscura. hoje também parece irrelevante sabermos o que acontecia na câmara obscura, não mais do que o que acontece quando entramos numa mina de carvão de 1.250m de profundidade, sem iluminação.

lá no centro da terra, ou sua fração correlata (raio da terra = 49.000/(2 x pi) = 7.000, logo estamos falando de 1.250/7.000, um arranhaozinho no calorão...), podemos ficar a sós conosco, mas o bom mesmo é projetarmo-nos para o futuro, quando viveremos por décadas e até milênios enfurnados em nossas naves, transitando por entre galáxias, sem maiores contatos humanos. ou ainda, com pequenas comunidades. um troço assim.
DdAB

2 comentários:

Sílvio e Ana disse...

A próxima grande mudança na vida de todos será o teletransporte (sem moscas). Acho que falta pouco para dominarmos o processo; pois todos nós já somos "vítimas" do teletransporte involuntário ao deixarmos alguma coisa em um determinado lugar e essa coisa aparecer em outro lugar bem diferente. Mas, por enquanto, temos que nos contentar somente com o comunicador do capitão James T. Kirk.
(Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é S!
que é S!? será A X B X C X ... X Z (sem o y?)? e que será o "plano xy"? apenas uma forma de transportarmos o infinito à proximidade (não digo "ao toque") de nossos 3,14 sentidos? por falar em pi, no outro dia, pisei em um delicado bibelô teletransportou-se por sob minha botina e a botina praticamente transportou-o à lata de lixo.
DdAB