11 fevereiro, 2010

Musée du Quai Branly

querido blog:
no outro dia visitei o Musée du Quai Branly.
esta foto (e a que a segue) é do Google Images:
há milhares de outras: clique e viaje! digo que não é minha foto, pois é de verão. ontem, tirei duas ou três on my own, com traços de neve. esta vegetação, vemos no link, torna-se -como dizia Teobaldo Miranda Santos- luxuriante no verão. voltarei, um dia volto, pois já inseri este museu entre meus preferidos de Paris.

acho mesmo que o erro do prefeito de Jaguari foi não ter-se eleito prefeito de Paris... mas, aparentemente, por razões estranhas, tenho -nos últimos 40 anos- visitado mais a Europa e a França do que Jaguari, por onde passo correndo (no ônibus noturno) volta e meia. um dia, vou a Jaguari de carro, mas tenho medo de não mais sair de lá... aqui, a coisa é diferente: gostaria de voltar mil (ou seja, 10^3) vezes, mas é certo que não gostaria de morar for good.

ontem, olhei -não lembro onde foi- alguma coisa sobre Jorge Luis Borges, acentuando-se algumas declarações dele sobre gostar mais do indivíduo do que do estado e culminar dizendo-se anarquista. eu já lera isto num livrinho que tenho na terceira prateleira do armário da frente da porta em Porto Alegre. pois não foi outra coisa que me sacudiu enquanto eu caminhava pelos corredores (inspirados no Museu Guggenheim de Frank Lloyd Wright de Nova Iorque, i presume, como deverão ser todos os museus do mundo, i presume).

o indivíduo, o indivíduo, o indivíduo. vamos substituir o governo dos homens pela administração das coisas. dentro de poucos séculos, de uma só vez, estaremos livres do trabalho desagradável e do estado, este desagradável ninho de ladrões. seja como for, diz o ticket de uns 10 euros do museu: là où dialoguent les cultures. traduzo: "proletários de todos os países, uni-vos."
DdAB
p.s.: surpresa? nada do que é humano me é estranho...

2 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

...Paris...Paris...
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Branly, Branly! amanhã, socialismo ou barbárie.
DdAB