19 agosto, 2009

Mais campanha pela anistia

Querido Blog:
Esta imagem que acima vemos foi retirada de: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=&template=3948.dwt&section=Blogs&post=216679&blog=218&coldir=1&topo=3994.dwt.

Vemos nossa familiar governadora, a Professora Yeda, alguns neguinhos -para mim, desconhecidos- e a coifa do ex-deputado e atual presidente do tribunal de contas da assembléia legislativa, o bacharel João Luiz Vargas. estou apenas repercutindo (if you know what i mean) a matéria da p.10 "Página 10" de Zero Hora, sobrescrita pela jornalista Rosane de Oliveira (rosane.oliveira@zerohora.com.br).

Vendo o endereço de e-mail no jornal, não me contive e enviei-lhe a seguinte mensagem:

cara Rosane:
ao ler a coluna de hoje e a nota sobre o Portal da Transparência, vi -na foto- a figura que já me é familiar do "Presidente do Tribunal de Contas, João Luiz Vargas". familiar, no mau sentido, pois entendo-o comprometido de forma assustadora com suspeitas de corrupção. a raposa e as chaves do galinheiro.

ao ouvir as notícias de ontem sobre esta efeméride, pensei que faz-se necessária a criação de outra salvaguarda para que esse "portal" não seja apenas um cabide de empregos para empresas de "manutenção de sites" e outros sinecuristas. depois de descobrirmos os "atos secretos do Senado", parece que o que interessa mesmo é o que será omitido de publicação no Portal. entendo que faz-se necessário que a sociedade cobre dos políticos seriedade na estruturação da lei do orçamento e que dediquem esforço para seu cumprimento. punir não é mau, mas o bom mesmo é prevenir. acho mesmo que toda esta ladroagem poderia ser esquecida, se houvesse garantia de que a coisa pública passaria a ser regida com seriedade, digamos, a partir de 2010 ou 2020. o mecanismo de correção dos desmandos pretéritos poderia ser criado por três impostos diretos (sobre o patrimônio, sobre a transmissão de bens e sobre a renda).
saudações


Não lhe disse, mas o eventual leitor de meu blog já sabe que fiz há dias a seguinte postagem, pensando em que tipo de ação pode ser encetada para aproximar-nos de uma posição de ótimo de Pareto (critério modificado por Hicks, Scitovki e Kaldor): http://19duilio47.blogspot.com/search?q=anistia. Recomendo fortemente. Vamos esquecer o passado, ok? Todos os ladrões, por liminar, serão declarados honestos (exceto os de rendimentos inferiores a, digamos, R$ 10.000; acentando negociar com os sindicatos para reduzir para, digamos, R$ 5.000, mas a partir daí não abrimos mão: o lugar da ralé é na cadeia, o da elite é nos gabinetes...). Mas -a partir de, digamos, 2020 ou 2030, um ano desses- começaríamos a cuidar do povo brasileiro.

Saudações Universitárias
DdAB

Um comentário:

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Leitor: faço-te um apelo:: entra na campanha da anistia! Esqueçamos os ladrões (id est, políticos) e comecemos vida nova com a lei do orçamento séria e compenetrada.
DdAB