17 abril, 2009

Burros Tratados a Pão-de-Ló

Querido Diário:
Em meu arquivo de assuntos importantes e inadiáveis, sobressaiu-se hoje o tema do cidadão número. O que vemos acima foi o que achei com a entrata "burros tratados" no Google Images. Eu não sei bem o que pensei na época em que este assunto estava na voga, so to say. O fato é que hoje, depois de tanto tempo que o cidadão número não venceu, percebo que o vencedor foi alguma coisa que não inclui o substantivo "cidadão". Tratá-lo como um número era uma droga? E que tal tratá-lo como não-número? Nos dias que correm significa dizer simplesmente que ele é abandonado a suas próprias cifras. Ou seja, quem é contra numerar todos os documentos da vida de um indivíduo humano apenas com uma sequencia de algarismos arábicos é que é contra o cidadão!
DdAB

2 comentários:

Unknown disse...

Prezadíssimo Professor: constato que desde o dia 04 último não foram feitos comentários às suas postagens, sendo que os dois registrados nauqela data são totalmente fúteis e dispensáveis, incluindo o meu. Mas isso não significa que o Sr. esteja a escrever somente para a posteridade e sim, que seus leitores do presente ou tem preguiça ou o Sr. (n)os deixa sem palavras, ainda que boquiabertos. Isso posto, é lícito que me pergunte porque estou a postar comentário retroativo - o que parece não ser um hábito bogueiro - e não à elaborada e provocativa matéria de hoje. Pois a razão é simples: neste texto, além da idéia e seu desenvolvimento, maravilhou-me a capacidade de síntese na forma, que o Sr. insinua não ter e/ou pouco a exercita. Supimpa!

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Vossa Senhoria me desvanece. Há menos de um par de horas, fui cortar o cabelo, seguindo o modelo de Obama, antecedido por Ciro Gomes: cortes semanais, para não comprometer a imagem... Fui saudado por um marginal que vive (entre outros que, aparentemente, fazem rodízios) na esquina da Rua Botafogo com Travessa La Salle. Ele disse: "bom dia". Nada respondi, ele insistiu: "bom dia". Invoquei-me com a petulância do morador de rua e considerei que apenas iria cumprimentá-lo se ele me desse prova de:
.a. ter tomado um banho há menos de 365 dias
.b. saber a tabuada das multiplicações e o valor do produto de log 10 x log 10.
Será que se ele tivesse um número de armazenagem, tê-lo-iam arquivado numa escola?
DdAB