25 janeiro, 2009

DeLong a Menos: Krugman & Shiller

Querido Blog:
Olha o que o Google-Images deu-me como resposta a -simplesmente- "Basic Income". Espero que não seja raivosa propaganda contra ela, a renda básica. No Brasil, temos a Bolsa Família, que dá popularidade e sustentação ao Mister Lula e que Dóctor Aod e Proféssor Yeda recusaram, por abobados. Enquanto isto, a chende segue sendo assaltada...

E por que estou falando na renda básica, no momento em que -domingo que é- jurei que não mais trabalharia em economia, dedicando-me à poesia e à vaca-fria (degelando o churras)? É que li no caderno "Dinheiro" de Zero Herra os artigos de Paul Krugman e Robert J. Shiller. Do segundo, inspirei-me para fazer uma postagem que está virando (pelas anotações num envelopinho de palitos portugueses) um deus-nos-acuda caligráfico, postagem esta que -felizmente- está adiada sine die. Der welt, die menchen, sei lá... Para ela, a palavra chave será "seguros".

Krugman, mutatis mutandis: "O culto à redução de impostos dos mais ricos como instrumento de estímulo à economia encolheu a tal ponto que agora engloba apenas excêntricos, charlatães e republicanos." Perverso, cruel, verdadeiro! Penso em algo parecido ao dar-me conta de que um empresário como Jorge Gerdau e o Sr. Daniel, que clamam pela redução do papel do governo no jogo econômico, estão apenas defendendo seus interesses, ao colocarem a economia como dimensão mais importante do que entendem por sociedade. Uns single minded auto-referenciados, esses republicanos excêntricos e charlatães.

Shiller, propondo um seguro contra a crise: "A atual crise mundial é uma oportunidade para novas experiências que não apenas poderiam proporcionar sua resolução, como também criar instituições que contribuiriam na prevenção de crises futuras. O seguro contra a recessão é uma dessas idéias."

Shiller, como lemos na p.5 da aguerrida peça de imprença, é proféssor de economia em Yale e economista chefe da MacroMarkets. A MacroMarkets, como lá lemos, é uma firma que ele inventou e que vende terrenos na lua, um troço destes. Faço-lhe duas citações literais.

First: "Em um documento recente, Mark Kamstra e eu propusemos que os governos emitissem participações em seu PIB, cada uma equivalente a uma bilionésima parte do PIB, o que permitiria aos países administrar seus riscos em matéria de PIB." Second: "Outra forma de criar um preço de mercado contra o risco de recessão é oferecer as macroparticipações que minha empresa, MacroMarkets, criou."

Paramount: Duduzinho aduz a forma que realmente pode salvar o planeta, não apenas Wall Street, o Rio Paraguai e a Babushka do Badanha. Autorizar a Editora GangeS a criar:
.a. banco central mundial
.b. imposto de Tobin (5% do PIB mundial)
.c. renda básica universal, com diferencial para os membros da Brigada Ambiental Mundial.

Que faz um assalariado da BAM enquanto tal?
.a. três horas de ginástica por dia (para, como sabemos, manter a coluna ereta),
.b. três horas de aula por dia (para manter a mente quieta) e
..c. três horas de trabalho comunitário (para manter o coração tranquilo).
Agora sem trema!
DdAB

Nenhum comentário: