22 novembro, 2008

Saudades...

Querido Diário:
Hoje eu acordei com saudades de você, beijei aquela foto que você me ofertou. Como sempre, hermético. Rosto um pouco obnubilado, não é isto? Saudades de você não quer dizer saudades de você, mas saudades de você, entendeu? É algo como se minha vida fosse dupla e, ao ter saudades de você, simplesmente dou-me conta de ter saudades de você. Não era muito diferente da vida dupla de Ronnie Von e Roberto Carlos. Ou seria Roberto Carlos e Paulo Sérgio? Sempre haverá espaço para duas vidas.
Teria eu beijado a foto acima? Não creio, pois não gosto de cigarro... E quem ma (ma? MA, Machado de Assis diria "ma") ofertou?
Estávamos o/a fotógrafo/a e eu na festa de meus 40 anos realizada na casa do Dr. Joal de Azambuja Rosa e da Dra. Florence. Além da heróica plêiade de trabalhadores que abrilhantaram o prândio, estivemos, sujeito a erros e omissões, Maria Helena Sampaio, César Antônio Leal, Ondina Maria Guimarães Fachel, digo, Ondina Fachel Leal, Adalberto Alves Maia Netto, Nívea Maria Oppermann, o que fez da festa algo inesquecível para mim.
Eu trajava um cigarro Parliament (ou seria um Charm?), óculos Boots (comprados em Brighton, ou cercanias), boné PortoBello (comprado at PortoBello Rd.), camisa CandA (comprada na Rua da Praia da capital de Porto Alegre). Também estaria trajando calças, sapatos etc.. Naquele mágico instante, posso garantir que já usava óculos de grau. Começara uns dias antes, praticamente na antevéspera do dia do aniversário propriamente dito, ou seja, os 8 de 7, o que -como sabemos- dá 56.
Esses momentos que agora deixam saudade, cigarro deixado para trás, crise que vivi na FEE, decisão de embarafustar-me pela vida acadêmica brasileira (ou seja, fazer o doutorado, na jovialidade de meus 40, militar na província, escrever para a Indicadores Econômicos RS, all of that) e fui praticamente convocado para seguir meu destino: Oxford. Lá vivi dias de stress e redenção. Redimi meus pulmões do cigarro. Redimi minha cabeça de muita ignorância e meu corpo não fez feio, exceto em 200 ou 300 ocasiões esdrúxulas. Um dia, vou contá-las, o que não quer dizer 1, 2, 3, 4, 5, 5bis, 5ter, 6 etc..
Beijos
DdAB

Nenhum comentário: