17 novembro, 2008

Obama Radical

Querido Diário:
Saberia você adivinhar (ou pesquisar) que tirei a ilustração acima do que segue entre colchetes?
[http://i113.photobucket.com].
E de onde veio este encontro interessante, como a estrelinha você sabe de quê, guiando a burocracia partidária, a foicezinha, o martelinho, o marzinho vermelho e o '08' indicativo do bicentenário da abertura dos portos decretada por D.João VI em 1808? Pois o encontro veio da procura de "Obama Radical" nas imagens do Sr. Google.
E que quer dizer radicalismo para um presidente americano? Aparentemente é uma abordagem ao governo seguindo o estilo Habermas-Rorty, ou seja, o diálogo em primeiro lugar. Com ele exercendo papel ativo, penso que o mundo vai tornar-se mais globalizado. Ou seja, ele deverá aprofundar a hegemonia americana, no sentido de transmitir o valor da "reprodução em escala ampliada" para diversos segmentos da vida planetária, como as finanças e o meio-ambiente.
Menos românticas são outras universalidades, como as redes de tráfico de drogas, escravos e armas, bem como o terrorismo.
Imagino que Obama dará passos importantes para a consolidação de um sistema de centralização dos controles financeiros internacionais. Talvez até Doha (como sugere o jornal de hoje) e Kyoto, ou seja, comércio e meio-ambiente. Mas também prevejo que haverá algum insurgente (terrorismo, governos da esquerda descabelada) que levará o que o Sr. Stanislaw Ponte Preta designou -há 30 anos- como traulitada, como a que o Alemão (parece-me) baixou sobre o brasileirinho cheio de picardia, num daqueles bares da Praça Mauá, na cidade em que nasceu Orfeu da Conceição. Que Vinicius, Chico e Zé Ramalho inspiraram-me (poeta em construção) a escrever:
Isto é a Economia Política,
que selecionei como marcador?
Estava postado na eclíptica,
ou veio de um veio anterior?
DdAB

Nenhum comentário: